Após duas anos consecutivos de luta entre Fitipaldi e Setwart, o brasileiro era o grande favorito para o Mundial de F1, a questão que se punha é se o Mclarem M23 era suficientemente competitivo para a repetição do êxito de 1972. Uma vez que Emerson Fitipaldi tinha trocado por um contrato milionário a Lotus pela Mclarem, e embora o fez no final do ano era bi-campeão Mundial de Condutores e a Mclarem obtinha o seu primeiro título decidido na última prova da temporada. A Lotus com o modelo 72-D com a presença nos três mundiais anteriores estava finalmente esgotado e Ronnie Peterson, voltava a mostrar o seu estofo de campeão ganhando no Mónaco, em Dijon e em Monza, frente aos Ferraris que finalmente voltava aos pódios. Com três vitórias no final do ano a Ferrari era Vice - campeã tal como Clay Regazzonni que faria o campeonato da sua carreira. Todavia o 312-B3, vencia em Espanha e na Holanda, com um jovem austríaco, cheio de metodologia e persistência no desenvolvimento dos carros vermelhos, chamava-se Niki Lauda. Fora do campeonato, numa corrida de F1 em Brasília o argentinho da Brabham do argentino Carlos Reutman, era o vencedor e o seu mecânico na referida prova de nome Nelson Piquet, encontrar-se iam em pista em 1981, com o brasileiro a triunfar no referido campeonato por um ponto. O argentino venceu também dos GPS no Mundial na Austria e nos Estados Unidos com o BT44. A Tyrrel estreou o modelo 007 e novos e jovens pilotos, o sul africano, Jody Scheckter e francês Patrick Depailler, o sul africano obteve mesmo a sua primeira vitória na Suécia, onde a Tyrrel obteve uma dobradinha motivadora para uma época em que o carro era novo como os pilotos. O segundo piloto da Mclarem e ex-campeão do Mundo de F1, Denny Hulme, retirava-se da competição após 112 GPs e oito vitórias. O mesmo se verificou com outro homem do Team Yardley Mike Hailwood, que utilizava também um Mclarem M23 após um grave acidente no GP da Alemanha, menos sorte tiveram o norte americano acidentado nos testes com o DN8 da recém criada equipa da Shawood e o japonês H.Koinigg assombrava o mundo das corridas da F1 quando o seu bólide foi protagonista de mais um despiste mortal na F1. Mundial de Piltotos: 1ºE.Fitipaldi (BR) 55; 2ºC.Regazzoni (SUI) 52; 3ºJ.Scheckter (AFS); 4ºN.Lauda (AUS) 38; 5ºR.Peterson (S); 6ºC.Reutman (RA) 32; 7ºD.Hulme (NZ) 20; 8ºJ.Hunt (GB) 15; 9ºP.Depailler (F) 14; 10ºJ.Ickx (BEL) 12; 11ºM.Hailwood /(GB) 12; 12ºJ.C.Pace (BR) 10; 13ºJ.P.Jarier (F) 6; 14ºJ.Watson (GB) 6; 15ºH.Stuck (D) 5; 17ºA.Merzario (ITA) 4; 18ºG.Hill (GB); 19ºT.Pryce (GB) e V.Brambillha(ITA) 1. Mundial de Construtores: 1ºMclarem (73); 2ºFerrari (65) 3ºTyrrel (52); 4ºLotus (42); 5ºBrabham (35) 6ºHesketh (15) 7ºBRM (10); 8ºShawood (7); 9ºMarch (6); 10ºISO (4) 11ºSurtees (3) e 12ºLola (1).
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