domingo, agosto 16, 2009

1982 - O bi de Rörhl na consagração da Audi Sport


O mundial de 1982, foi caracterizado pelo domínio das marcas alemãs que venceram nove das doze provas pontuáveis. A Audi Sport finalmente conseguia aliar a competitividade à resistência e obtinha nada menos que sete vitórias absolutas. Os pilotos locais continuavam a ganhar nas suas provas na Suécia, Stig Blomqvist somava mais um triunfo o quarto na sua terra natal , Shekar Metha, não só se tornava o rei e senhor do Quénia como o Violet GT da Datsun se imponha às marcas europeias. Hannu Mikkola vencia nos 1000 Lagos numa prova disputada ao segundo com o seu companheiro da equipa Audi, Stig Blomqvist. De salientar ainda que nos dez primeiros á geral, oito eram finlandeses. Todavia, na marca germânica, a confirmação de Michele Mouton foi evidente ganhando o Rally de Portugal e a Acrópele, na prova portuguesa Carlos Torres surgia com um grupo 4, um Escort RS1800 e terminava na 4ª posição sendo o melhor nacional. A senhora “Audi” seria vice-campeão de rallys no final da temporada. Mas a figura do ano, seria o alemão Walter Rorld que se tornou o primeiro bi-campeão do mundo de rallys, com vitórias em Monte Carlo e na Costa do Marfim, na primeira prova impôs-se ao “Quattro” de Mikkola. Os três segundos lugares em provas demolidoras como o Safari, Acrópele e Costa do Marfim foram decisivos para o título, assim como o 4º lugar na Córsega denominada pelos pilotos locais que na qualidade de privados humilharam os pilotos de fábrica, no final um pódio 100% francês : 1ºJean Ragnotti (Renault R5 Turbo); 2º Andruet (Ferrari 308 GTB) e 3ºBernard Beguin (Porsche 911SC). O RAC como sempre terminava a temporada com o domínio de Hannu Mikkola sendo melhor modelo britânico o Vauxhall Chevette 2.3 HSR na 6ºposição com Russel Brookes interrompendo essa condição aos modelos Escort da Ford que desde 1973 salvavam a honra dos construtores britânicos. A Lancia voltava o top dos rallys mundias com o Lancia Abarth Rally que se estreou sem resultados na Costa Esmeralda, obteve o primeiro resultado de registo no Mundial, um 4º lugar por Markku Allen no RAC. A Subaru pela primeira vez pontuava no Mundial com o modelo Leone 4x4, pilotados no Quénia por pilotos locais que obtiveram as seguintes posições: , 9º e 10º. E a Mitsubishi começava a revelar o seu interesse pelos rallys internacionais com o modelo Lancer Turbo, que se estreou nos 1000 Lagos com um belíssimo 3º lugar de Penty Arikkala e voltando a surpreender no San Remo, com o 7º de Anders Kullang. Mundial de pilotos: 1ºWalter Röhrl (D) 131; 2ºMichele Mouton (F) 97; 3º Hannu Mikkola (SF) 70;4º Stig Blomqvist (S) 58; 5ºPer Eklund (S) 58; 6ºBjorn Waldegaard (S) 57; 7ºHenri Toivonen (SF) 32; 8ºShekar Metha (EAK) 30; 9ºBruno Saby (F) 26; 10ºJean Ragnotti (F) e Timo Salomen (20). Mundial de Marcas:1º Audi (122); 2ºOPel (104); 3ºDatsun (57); 4ºFord (55); 5ºToyota (41); 6ºRenault (34); 7º Porsche (28); 7º Mitsubhish (28); 9ºLancia (25); 10ºTalbot (24); 11ºCitroen (23); 12ºVauxchall (18); 13ºFerrari (16); 14ºWolswagen (14); 15ºMazda (14); 16º Leyland (12);17ºSubaru (10) e 18ºFiat (6).

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