terça-feira, agosto 25, 2009

1967- Hulme o Campeão mas o venerado era outro


O mundial de 1967 quando terminou, os analistas da F1 a Fórmula 1 tinham uma certeza que ninguém havia sido melhor naquele ano do que Jim Clark, todavia o campeão era outro o “velho urso, Denis Hulme que se tornava o segundo campeão do mundo de oriundo de um país da região da Ásia Pacífico, a Nova Zelândia. Comprovando a tese de que em corridas de automóveis nem sempre vence o melhor. Jim Clark terminava o ano num modesto terceiro lugar, embora tenha vencido o dobro das provas dos dois primeiros classificados, nada menos que quatro circuitos :Zandvoort, Silvestorne,Walthins Glen e na Cidade do México A regularidade de Hulme, um piloto que soube administrar os resultados e levar seu Brabham/Repco ao final de nove das onze corridas da época, sempre entre os quatro primeiros. A Brabham com Denny Hulme/Jack Branham, venceram de forma incontestada o mundial de condutores com com cinco vitórias numa época em que o Lotus 49 se afirmava então como um dos bólides mais rápidos do pelotão. No final da temporada o primeiro campeão do mundo de Fórmula um, Phil Hill abandonava a F1, tornando-se um especialista em restauração de carros clássicos e no jornalismo do desporto motorizado, Campeão do Mundo em 1961,obteve seis polé position e seis vitórias em 48 Grandes Prémios disputados. Fora das pistas, desaparecia do mundo dos vivos, Tony Vandervell, um dos históricos construtores da Fórmula Um, que foi campeão em 1958, os seus Vanwall(s), disputaram vinte e nove provas e obtiveram nove provas em seis temporadas. Contudo a tragédia voltava a Monza quando o “menino querido” dos italianos, Lorenzo Bandini acidentado durante a corrida não resistiria aos ferimentos do que foi vítima. No seu palmarés, regista 44 participações, uma vitória na Áustria em 1964 na sua melhor época de sempre em que foi 4º, obteve oito pódios sempre ao volante de um Ferrari. A sua estreia ocorreu em Spa no ano de 1961 tendo sido 8º ao volante de um Cooper-Maseratii, que utilizou em mais três GPs. Mundial de Marcas: -1º Branham 67; 2ºLotus 50; 3ºCooper 28; 4ºHonda e Ferrari 20; 6ºBRAM 17; 7ºEagle 13 e 8ºMclarem 1. Mundial de Pilotos: 1ºD.Hulme (NZ) 57, 2ºBranham (AUS) 46, 3ºClark (GB) 41, 4ºSurtees (GB) e Amon (NZ) 20, 6ºP.Rodriguez (MEX) e G.Hill (15), 8º D.Gurney (USA) 9, 9ºJ.Setwart (GB) 10, 10ºSpence (GB) 9, 11ºLove (ROD), Rindt (AUS) e Siffert /(SUI) 6, 14ºMclarem (NZ) e Bonnier (SUE) 3, 16ºIrwin (GB), Parkes (GB) e Andersson (GB) 2. 19ºScarfiotti (ITA), Ligier /(F) e Ickx(BEL) 1.

Sem comentários: