segunda-feira, agosto 31, 2009

1975 - Niki Lauda a confirmação de uma estrela

1975, marca o regresso dos carros de Enzo Ferrari ao título de Construtores durante quase onze anos, longe das vitórias no Mundial da F1, numa época em que o 313-T, vence cinco corridas sendo quatro a conta de Niki Lauda a estrela ascendente que ganha naturalmente o mundial. Emerson Fitipaldi inicia novamente o Mundial de F1 em grande forma vencendo o GP da Argentina o único da temporada apesar dos quatro segundo lugares nada pode fazer perante um Niki Lauda que explorou os 500CV do modelo T projectado por Mauro Forghieri. Foi igualmente um ano repleto de novos vencedores na lista de GPs, José Carlos Pace a nova vedeta brasileira que ganhou em Interlagos na sua segunda época de F1 com um Branham BT44B/Ford ; Jochem Mass (Mclarem M23) que triunfa inesperada em Espanha após a interrupção da prova em função do grave acidente de R.Stommelen; James Hunt o plaboy da F1 , que vivia entre as gatas e o álcool e que levou o carro do aristocrata Lord Hesket na versão 308B à vitória na Holanda e finalmente o esforçado Vitorino Brambilha que triunfa pela primeira vez na Áustria com a March com o modelo 751.Mas a polémica e a tragédia do ano, ocorreu em Espanha na última vez que a F1 correu em Montjuich quando os pilotos que cada vez mais se preocupavam com a segurança, verificaram que faltava rebites nos rails de protecção, de tal forma que a maioria dos pilotos recusaram-se a correr, mas acabaram por fazê-lo. Emerson Fitipaldi deu algumas voltas e encostou a box, Os Ferraris colidiram com o Parnelli de Andretti, o asa traseira do Lola de Rolf Stommelen saltou-se voando e colidindo mortalmente cinco espectadores, esta prova negra ficaria marcada com a primeira presença feminina nos lugares pontuáveis Lela Lombardi que ocupou o 6º no final da corrida que seria interrompida. Participou em 12 GPs e pontuou uma única vez, tendo pilotado para a March e para a Brabham na última prova que disputou. O brasileiro Wilson Fittipaldi abandonou a F1 tornando-se o responsável pelo projecto de fazer correr um fórmula Um com o patrocínio da empresa açucareira brasileira Copersucar, efectou 37 GPs e pontuou duas vezes não tendo o talento nem as oportunidades de Emerson tendo pilotado para a Brabham e Fitipaldi. Granham Hill, após 176 GPS não se qualifica no GP de Mónaco e fez o que seria desejável para um bi-campeão e herói da F1, retira-se mas no final do ano num desastre de aviação perde a vida com o piloto da sua equipa, o talentoso Tony Brise. Granham Hill registou 13 vitórias em GPs entre 1958-1975 e pilotou para a BRM, Lotus, Brabham e Lola. Tony Brise estreou-se no decorrer do ano, realizou 10GPs e pontuou com o pouco competitivo Hill em Andesport (6) , em treinos para o GP dos Estados Unidos perde a vida Mark Donohue, engenheiro de formação em 14 GP e pontuou por três veze, estreou-se com um póodio no Canadá com um Mclarem tendo sido 3º o resta da sua carreira foi feita a um volante de um Penske . Mundial de Pilotos: 1º Niki Lauda (AUS) 64.5; 2ºE.Fitipaldi (BR) 45; 3ºC.Reutman (RA) 37 ; 4º Hunt (GB) 33; 5ºC.Regazzonni (SUI) 25; 6ºJ.C.Pace (BRA) 24; 7ºJ.Mass (D) e J.Scheckter (AS) 20; 9ºP.Depailler (F) 12; 10ºT.Pryce (GB) 8; 11ºV.Brambilla (ITA) 6.5; 12ºJ.Laffite (F) e R.Peterson (6) 14ºM.Andretti (USA) 5; 15ºD.Donohue (USA) 4; 16º J.Ickx (BEL) 3; 17ºA.Jones (GB) 2; 18ºJ.P.Jarier (F) 1.5;19ºT.Brise (GB) e V.Lennep (D) 1 e 21ºL.Lombardi (I) 1. Mundial de Construtores: 1º 1ºFerrari (83); 2ºBrabham (54) 3ºMclarem (53) 4ºHesheth (33) 5ºTyrrell (25) 6ºShawood (9,5) 7ºLotus (9) 8ºMarch (6.5); 9ºWiliams (6) 10ºParnelli (5) 11ºPenshe (11) 12ºHill (3) e 13ºEnsign (1).

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