terça-feira, agosto 18, 2009

1963 - A tripla imbatível - Clark /Chapmam/Lotus 25

Na temporada de 1963, finalmente confirmou-se que a opção do patrão da Lotus por Jim Clark por troca polémica com Innes Ireland no final de 1961 estava correcta depois de um vice em 1962. O certo é que Clark dominou de forma absoluta com sete vitórias absolutas em dez possíveis, mais do que um campeão nascia uma lenda na F1. Invertendo as posições do ano anterior, desta vez Graham Hill foi o vice, mas apenas com pouco mais da metade dos pontos de Clark, com apenas duas vitórias no GP do Mónaco, a primeira deste britânico que se tornou um verdadeiro especialista do circuito monegasco e a Waltkins Glen onde o BRM P-157 obteve a segunda dobradinha do ano, com o norte americano Richie Ghinter que corria o seu GP. Jonh Surtees, o campeão mundial de motociclismo, obtinha na Alemanha o seu primeiro triunfo na Fórmula um com o modelo 156 da Ferrari, que não ganhava uma prova desde 1961. A Lotus era a equipa do momento com o modelo 25 que em 21 grandes prémios de carreira triunfou em 11 Grandes Prémios, sendo o primeiro em o GP da Bélgica em 1962 e o último o primeiro GP da temporada de 1965, sempre com o escocês voador no lugar mais alto do pódio. O desastre técnico do ano foi o ATS, que representava uma nova marca italiana de F1,fundada pelo Conde Volpi de Misurata, o industrial Giorgio Bili e o milionário boliviano, herdeiro de uma fortuna em minas de estanho, Jaime Ortiz Patiño, a direcção técnica estava a cargo do engenheiro Carlo Chiti, que deveria desenhar um modelo mais competitivo que os Ferrari que eram já um símbolo do desporto motorizado italiano, os pilotos para os grandes êxitos da ATS eram o campeão Mundial de 1961 e o italiano Giancarlo Baghetti, considerado a grande esperança italiana na modalidade. Mundial de Pilotos: - 1ºClark (GB) 54; 2ºHill (GB) e Ghinter (EUA) 29; 4ºSurtees (GB) 22; 5º Gurney (USA) 21; 6º Mclarem (NZ) 17;7º Branham (AUS) 14; 8ºMaggs (AS) 9; 9ºIerland (GB); Bandini (I) e Bonnier (Sue) 6 ; 12ºMitter (Ale) e Hall (GB) 3 14ºDe Beufort (Hol) 2; 15ºJ.Taylor (GB); Scarfiotti (I) e Siffert (USA) 1 – Mundial de Marcas: - 1º Lotus (54); 2ºBRM (36); 3ºBranham (28) 4ºFerrari (26) 5ºCooper (25) 6ºPorsche (4).

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