O Mundial de 1983, seria marcada pelo duelo entre a Lancia e a Audi, que venceram cada uma cinco das doze provas do Mundial. Apenas nos rallys africanos, as duas marcas europeias não superaram a concorrência, Ary Vatanen vencia o Safari com o Opel Ascona 400 após a desistência de Shekar Metha que pilotava um Audi oficial e Bjorn Waldegaard impunha o Toyota Celica TCT na Costa do Marfim. Hannu Mikkola seria o único piloto a vencer em casa, porém o Rally dos 1000 Lagos seria marcada por uma luta entre os dois pilotos da Audi, uma vez que Stig Blomqvist procurava a vingança após a derrota na Suécia. Todavia no final da prova finlandesa 15s separavam os dois nórdicos, com vantagem para a Hannu Mikkola que venceu os dois rallys nórdicos e ainda os rallys de Portugal e da Argentina , onde Joaquim Santos com um velho e ultrapassado Ford Escort RS1800 posicionou-se na 9ºposição, no rally sul-americano que substituía o do Brasil , Hannu Mikkola sagrava-se campeão Mundial numa prova em que a Audi ocupou os três lugares no pódio. Repetindo de resto, o feito da Lancia, que no inicio da Primavera colocou os três 037 nas posições cimeiras contra a tradicional ofensiva dos pilotos franceses e o desastre da Audi que não conseguiu trazer um carro até final, Markku Allen era vencedor repetindo a proeza no San Remo. Mas seria Walter Röhrl o piloto de ponto da marca, levando o 037 às vitórias em Monte Carlo, na Acrópele e na Nova Zelândia, provando que era capaz de ganhar na terra e não só no asfalto. De realçar ainda que a edição de 1983, foi marcada com uma nova regulamentação, depois de um ano de transição, em que os antigos grupos 4,2 e 1 eram reconvertidos nos novos grupos B,A e N que integravam as novas super-máquinas, admitidas no Grupo B, com chassis tubular, carroçaria de fibra e com um número máximo de 200 unidades fabricadas. Mundial de pilotos (10ºs) : -1ºHannu Mikkola (SF) 125; 2ºWalter Röhrl (D) 102; 3ºMarkku Allen (SF) 100; 4ºStig Blomqvist (S) 89; 5ºMichéle Mouton (F) 53; 6ºAry Vatanen (SF) 44; 8º Shekar Metha (EAK) 26; 9ºLasse Lampi (SF) 26 e 10ºPer Eklund (S) 22. Mundial de Marcas (10ºs):- 1ºLancia 118; 2ºAudi 116; 3ºOpel 87; 4ºNissan 52; 5º Renault 27; 6ºToyota 24; 8ºLeyland e Wolswagen 11; 10ºPeugeot e Vauxchall 10.
Sem comentários:
Enviar um comentário