Em 1966, os motores da Fórmula 1 mudaram radicalmente, passando de 1 500 para 3000cm3, com o objectivo de atrair os grandes fabricantes americanos. O peso mínimo exigido para os monolugares era de 500 kg. A estratégia acabou por ter sucesso na medida em que a gigante norte-americana a Ford estreava-se na Fórmula Um, através de uma associação com a empresa inglesa Cosworth, que seria base do mais famoso motor que jamais correu no Mundial de F1. Mas, em 1966 seria o motor australiano chamado Repco, que mais triunfos obteve durante a temporada dominada pelo também australiano Jack Brabham que aos 40 anos de idade sagrava-se campeão do Mundo após quatro vitórias consecutivas em circuitos tão diversos como Reims, Brands Hacth, Zandvoort e o perigosíssimo Nürburgring. A verdade é que o australiano, que se estreara em 1955 no GP de França e campeão mundial em 1959 e 1960 , não era então considerado um favorito apesar de ser um dos pilotos mais experientes e notáveis, já que era simultaneamente o único piloto e construtor, com vitórias em ambos os campeonatos. A Ferrari voltava a decepção da temporada, e o modelo 312/66 estava longe de competir com os motores da Repco, de tal modo que John Surtees que chegou a ganhar em Spa entrou em choque com Enzo Ferrari que o demitiu, voltando às vitórias no México com um Cooper /Maserati. As vedetas da temporada anterior, posicionavam-se em posições modestas no final da época, Jim Clark era 6º e obteve um único triunfo nos Estados Unidos com o novo Lotus 43. Jackie Setwart seria o 7º ganhando a primeira corrida do ano em Monte Carlo mas coleccionando sete desistências, cotando com um acidente. 1966 seria o ano dos pilotos construtores com a estreia de Bruce Mclarem e de Dan Gurney, com novos teams, a Mclarem e a Eagle, que apresentou um dos monulugares mais bonito de todos os tempos da F1, segundo alguns especialista da modalidade. Mundial Pilotos: 1ºJack Branham (AUS) 42; 2ºSurtees (GB ) 28; 3ºRinddt (AUT) 22; 4ºHulme (NZ) 18; 5º Hill (GB) 17; 6ºClark (GB) 16; 7ºStewart (GB ) 14; 8º Bandini (I) e Parkes (GB) 12; 10ºScarfiotti (I) 9; 11ºGinther (USA) 5; 12º Spence (GB) e Gurney (EUA) 4; 14ºBon durant (USA) , Siffert (SUI) e Mclarem (NZ) 3; 17ºTaylor (GB), Andersson (GB), Arundell (GB ) e Bonnier (SUE) 1. Mundial de 5ºCooper 14; 5º Construtores: 1ºBranham 42; 2ºFerrari 31; 3ºCooper 30; 4ºBRM 22; 5º Lotus 18; 6º Eagle 4; 7ºHonda e Mclarem 1.
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